domingo, 22 de janeiro de 2012

O novo vulcão submarino El Hierro está a 130 metros da superfície

A última batimetria (estudo da profundidade do mar) realizada por cientistas do navio de investigação "Ramon Margalef", pertencente ao Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), indica que o topo do novo vulcão submarino da ilha de El Hierro (figura abaixo), nas Canárias, está a 130 metros de profundidade.




As medições, que foram realizadas durante os dias de 10 e 11 de Janeiro, permitiram averiguar tanto um aumento da altura e do volume do cone, como dos depósitos relacionados com a erupção, segundo asseguraram os responsáveis da expedição científica do Plano de Protecção Civil por Risco Vulcânico.

No curso superior, de acordo com as estimativas, o volume total de material depositado alcança 57 milhões de metros cúbicos, e no cone de ejecção são 88 milhões de metros cúbicos, o que se supões um total de 145 milhões de metros cúbicos de material depositado.

Quanto à evolução do cone vulcânico, o Ramón Margalef constatou que a divisão do pico registado no levantamento anterior já não existe, e aparece novamente um único pico.

Também se observou que o cone modificou a sua inclinação em relação ao levantamento realizado em Dezembro. O declive no flanco sudeste aumentou devido ao aumento em altura do pico e à diminuição da convexidade do cone, que poderia ser atribuído a uma deflação ocorrida no período compreendido entre as batimetrias.

Pode aceder aqui aos relatórios do IEO sobre a atividade vucânica do El Hierro.


F: naturlink

Sem comentários:

Enviar um comentário